Postagens

Educadores e autores potiguares se encontram em Jornada Literária

Três editoras independentes destacam 15 autores para mostrar aos professores a qualidade da produção para o público infantojuvenil no RN

23 MAR 2017

O projeto Casa das Palavras promove a 1ª Jornada Potiguar de Leitura e Educação. O evento vai reunir professores da rede pública e privada com autores infantojuvenis potiguares e suas editoras. Ainda como atração, está programada a palestra da autora infantil carioca Roseana Murray, e da autora e professora da UFRN Marly Amarilha. A Jornada será realizada no dia 07 de abril, durante o dia inteiro, no auditório da Fiern.

Na Jornada, três editoras potiguares - a CJA, Comunique e a Jovens Escribas - vão levar seus principais autores do nicho infantojuvenil para falar com os educadores. A expectativa é de que o evento promova o encontro de representantes de mais de 100 escolas da rede pública e particular estadual e municipal com mais de 15 autores. As inscrições para a Jornada são feitas mediante indicação de representantes das escolas convidadas.

"Nosso objetivo é poder mostrar para os educadores das escolas públicas e privadas que existe boa produção editorial aqui no RN, e que não deixa nada a desejar entre o que existe de melhor no país, tanto em conteúdo, orientação didática, como também em qualidade gráfica", explica o coordenador do projeto Casa das Palavras, Rilder Medeiros.

A 1ª Jornada marca ainda as duas temporadas realizadas do Projeto Casa das Palavras, que já levou atividades culturais e mais de 30 minibibliotecas para o incentivo da troca de livros em mais de 16 municípios do RN. Neste período, a Casa das Palavras também investiu no autor potiguar, e efetivou a compra de dois mil livros das editoras regionais, distribuídos nas "casinhas" e ações do Projeto.  

Atrações

A autora infantil Roseana Murray publicou seu primeiro livro em 1980. Desde então, são cerca de 60 títulos publicados dentro deste nicho editorial. Murray é formada em Língua e Literatura Francesa, pela Universidade de Nancy. Em 2002, recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras, com o livro Jardins em parceira com Roger Mello.

A professora Marly Amarilha é titular no programa de pós-graduação em Educação da UFRN, onde introduziu o ensino de Literatura no curso de Pedagogia. É graduada em Letras em Português e Inglês e doutora pela University of London (Inglaterra), e é autora dos livros "Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica" e "Alice que não foi ao Páis das Maravilhas: educar para ler ficção na escola".

Outra participação confirmada é do representante da campanha mundial Two Sides, de valorização da comunicação impressa, Fábio Arruda Mortara, que realiza palestra sobre a sustentabilidade e confiabilidade da impressão gráfica de livros.
 
A Jornada também vai contar com a apresentação de grupos e artistas do estado, entre eles, o poeta e cordelista mossoroense Antonio Francisco e o grupo de teatro natalense "Facetas, Mutretas e Outras Histórias".

1ª Jornada Potiguar de Leitura e Educação - A Escola, o Livro e o Autor
Local: Auditório da Fiern
Data: 07 de abril, das 8h às 17h
Editoras participantes: CJA, Comunique, Jovens Escribas
Autores convidados: Antonio Francisco, Drika Duarte, Manoel Cavalcante, Carlos Fialho, Beatriz Madruga, Luciano Pontes, Jádson S. Pereira, Márcio Benjamin, José de Castro, Clenilson Sena, Júnior Dalberto, Gonzaga Neto, Adriano Gomes, Salizete Freire, Roseana Murray, Marly Amarilha.
Fonte: Assessoria
voltar