Postagens

Luciano Pontes lança livro durante a 1ª Jornada

Ilustrado pelo próprio autor, livro é editado pela Comunique Editora

03 ABR 2017

O conhecido e tão falado ditado popular "uma andorinha só não faz verão" serviu de inspiração para o escritor, ilustrador, ator, palhaço e contador de histórias Luciano Pontes, de Recife, falar sobre o poder da natureza e da criação. O livro ilustrado tem 36 páginas e foi impresso em apenas duas cores (preto e verde). A terceira cor vem do próprio papel kraft, que lembra os tons e a textura da terra. O lançamento do livro acontecerá durante a Jornada Potiguar de Leitura e Educação, dia 07/04, às 15:30h, no auditório da FIERN.

A história conta o surgimento repentino de uma árvore no meio de terra seca e vazia, que segue crescendo com ajuda da chuva, do sol e do vento. Até então nada parece surpresa, mas com frase curtas e com analogias, Pontes constrói um texto poético e crítico alertando para as ações individuais e coletivas que podem modificar o planeta.
Longe de ser um livro didático, a obra busca despertar para o poder da coletividade sem ser panfletário. “As histórias da tradição oral constituem um patrimônio da alma brasileira, por ela aprendemos sobre os mistérios, poder, amor e sonhos de um povo que sabe o que dizer. ” A oralidade e contos populares sempre foram um campo de investigação do autor para seus livros e espetáculos teatrais.

Autor de diversos livros infantis, Luciano Pontes, escreveu, entre eles “ Ouvindo as conchas do mar”, “Uma história sem pé nem cabeça”, “O carrossel do tempo”, “Disse me disse”, “ Belizbel” pela Editora Paulinas. E “E m briga de irmãos, quem dá opinião?” pela Editora FTD. “ Deslembrar” pela Editora Lafonte. Além de “ Seu Rei Mandou ”, Edições Meias Palavras, fundada pelo autor para divulgar os contos que escreve para serem encenadas pela Cia Meias Palavras de Teatro.

O autor nasceu em Orobó, no agreste de Pernambuco. Morou em Olinda e vive no Recife, em um bairro poético chamado Graças. “Acho um bom bairro para um escritor e palhaço morar. Além disso, a minha rua não se chama doutor fulano de tal, é a rua da amizade, moro em um bairro dentro da poesia dos encontros”. Fala o autor.
Não é de hoje que a oralidade, as antigas e tradicionais brincadeiras populares, contadas e cantadas de geração em geração inspiram o autor. “Procuro escrever para ser lido, dito e não apenas lido. Gosto das histórias que ganham e fazem parte da vida das pessoas. Devo as histórias contadas pela minha mãe antes de dormir a insaciável vontade de ler” . Adoro ler, mas gosto de ouvir ganham novo fôlego e refazem o caminho da oralidade, passando, novamente, de boca em boca, de ouvido em ouvido, de página em página, com suas sábias, divertidas e instigantes histórias.

Além da escrita, Pontes também assina as ilustrações e o projeto gráfico do livro. Graduou recentemente em Design Gráfico para cuidar de processo integral com o livro em projetos especiais. Em o livro Uma Andorinha Só se inspirou na sustentabilidade e no charme do papel Kraft, que muitas vezes embrulha e protege produtos, para imprimir poesia em letras e imagens. As ilustrações foram feitas em bico de pena, misturadas com ilustrações digitais. A gravura também inspirou no traço simples e preciso para as imagens. “Considero este projeto um livro ilustrado, poucas pessoas sabem perceber a diferença. Mas venho buscando uma maior relação e interação entre a narrativa visual e textual para o livro como todo.”

Editora Comunique A editora surgiu em 2001 e vem se dedicando a edição de livros e revistas, além da produção de projetos culturais de estímulo à leitura. A maior paixão da editora hoje são os livros para infância. Neste ano a editora, além do livro Uma Andorinha Só , de Luciano Pontes, a editora lançará o livro Sete sonhos e um amigo, da premiada escritora carioca Roseana Murray, e a obra mais lida do poeta potiguar Manoel Cavalcante, A casa de minha avó.

SERVIÇO:
Livro: Uma Andorinha Só

Autor: Luciano Pontes

Ilustrações: Luciano Pontes

Editora: Comunique
Lançamento: dia 07/04, às 15:30h, no auditório da FIERN

Número de páginas: 36 págs.

Valor: R$ 35

Vendas e pedidos: https://comunique-editora.lojaintegrada.com.br/
Tel: (84) 3201 0501

Contatos com o autor:
(81) 996093149 / cianopontes@gmail.com

Contatos com editora: Tel: (84) 3201 0501
Fonte: Assessoria
voltar