Postagens

Já são quase 50 minibibliotecas espalhadas pelo RN

27 MAR 2018

 
A Casa das Palavras deve alcançar nos próximos dois meses a marca das 50 minibibliotecas - casinhas artesanais coloridas - “plantadas” em vários espaços urbanos e rurais em mais de vinte municípios, nas diferentes regiões do Rio Grande do Norte.
 
Com o apoio das leis Câmara Cascudo e Djalma Maranhão, a Casa das Palavras está conseguindo diversificar as cidades contempladas com as ações culturais e com o instrumento de democratização dos livros e da leitura que é a pequena biblioteca. O funcionamento de uma minibiblioteca está condicionado apenas à boa vontade de leitores que podem retirar livros e devolvê-los, na esperança de que um mesmo livro possa envolver mais de um leitor.
 
Com o lema: “Pegue um livro e Deixe um livro”, o projeto busca incentivar a cultura da leitura e do acesso a um objeto que serve na conquista da cidadania. Ao rechear uma casinha com livros, a Casa das Palavras permite que muitas pessoas possam adquirir um pouco mais de conhecimento e aprendizado, de forma dinâmica, criativa e leve. Ao espalhar exemplares de livros, cordéis e quadrinhos pelas cidades, a Casa também está diversificando o gosto pela arte da leitura.
 
Nos próximos dias, Natal deverá receber mais oito minibibliotecas. A 1ª delas será instalada no bairro Cidade Satélite, na Praça Clara de Assis. O Parque da Cidade e o Juvino Barreto também são recantos da cidade que passarão a contribuir com as cores e os sabores de abrigar as minibibliotecas e os livros.
 
Para contribuir com o projeto, basta preservar as pequenas bibliotecas que estão disseminadas por vários pontos da cidade e aguçar a vontade de ler.
 
O projeto tem o patrocínio da Cosern, da NET, da Claro e do Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo. Em Natal, a Unimed e a Prefeitura patrocinam a ação através da Lei Djalma Maranhão.
voltar